Repórter Guaibense

Quinta-feira, 28 de Marco de 2024

Notícias/Cultura

Cavalgada homenageia o músico tradicionalista José Cláudio Machado

Evento lembrou 10 anos de seu falecimento

Cavalgada homenageia o músico tradicionalista José Cláudio Machado
Pedro Molnar
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Amigos, familiares e admiradores realizaram a cavalgada em homenagem ao músico nativista José Cláudio Machado na tarde deste domingo (21). Eles cavalgaram nos principais pontos turísticos de Guaíba para lembrar os dez anos da morte do cantor que deixou sua história marcada no tradicionalismo e na cidade, aos 63 anos.

A concentração ocorreu no CTG Gomes Jardim e passaram pelo cemitério municipal, com homenagens em frente ao seu túmulo, na Casa de Gomes Jardim até o largo, em frente da hidroviária, que leva seu nome e que foi escolhido para ter a estátua desse homem símbolo da tradição gaúcha em Guaíba.

O evento também marca uma década de cavalgada, que desde 2011 carrega o nome do cantor em diversos cantos do Rio Grande do Sul. "A cavalgada acontece carregada de significância. A viagem podia ser longa para ser boa, que tenha conteúdo, e ao longo desses dez anos não deixou de existir. É um ciclo apenas cronológico, pois o ciclo de José Claúdio não se mexe", disse o coordenador Paulo Deboni. 

Leia Também:

José Cláudio foi vencedor da II Califórnia da Canção Nativa de 1972, com a música Pedro Guará, e um dos responsáveis pela criação da Reculuta da Canção Crioula no início da década de 80 e do Parque da Harmonia em Porto Alegre, que reúne os festejos do 20 de Setembro até hoje. 

A historiadora e filha de Gaston Leão, Miriam Leão, exaltou a importância dele na fundação da 1ª Reculuta da Canção Crioula dentro da Casa de Gomes Jardim em 1982. 

"Isso nós vivenciamos em conversas sobre a cultura gaúcha, sobre a importância da qualidade da música gaúcha. O quanto nós deveríamos fazer um esforço para manter a qualidade desse expressão oral tão importante para o Rio Grande do Sul, que é a poesia gaúcha. E ele nos presenteou com sua existência aqui na terra, devemos é agradecer  pela aprendizagem que tivemos com José Claúdio Machado que aqui dentro montou um festival de canção crioula de Guaíba, e que se chamaria Reculuta da Canção Crioula, nome sugerido por José Cláudio".

Comentários:

Veja também