Repórter Guaibense

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Notícias/Cultura

Em formato online, Festival de Cinema Estudantil de Guaíba começa nesta segunda-feira

Jornalista Juremir Machado é o convidado da primeira noite

Em formato online, Festival de Cinema Estudantil de Guaíba começa nesta segunda-feira
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Festival de Cinema Estudantil de Guaíba começa nesta segunda-feira (30). Com toda a programação sendo em formato online, até 11 de dezembro, a 19ª edição do evento terá mostra de curtas e longas-metragens de mais de 100 países.

Entre os destaques da programação estará o Seminário Mídia e Educação com bate papos e oficinas. Na primeira noite será com o escritor e jornalista Juremir Machado da Silva sobre “o ofício da linguagem num mundo de todas as vozes”, tendo a mediação dos jornalistas guaibenses Guilherme Bica Machado e Wagner Machado. 

Durante o seminário, o professor de Cinema na Secretaria de Educação do Distrito Federal Erizaldo Cavalcanti Borges Pimentel apresentará o projeto "Cine Com Ciência: Cinco anos de produção de vídeos com alunos do Ensino Fundamental”. Ele já produziu 125 curtas, 80 dos quais com alunos de 10 a 14 anos. Foi ainda vencedor de dois festivais nacionais de curtas-metragens. Já o professor Eduardo Braga, do Rio de Janeiro, falará sobre "Artes e Educação Matemática: diálogos  por meio da produção de vídeos estudantis”.  

Leia Também:

Na primeira semana de mostras, o foco será os curtas internacionais e mostras especiais voltadas a questão ambiental, animações e longas metragens. Neste ano foram selecionados seis longas com temáticas diversas. Entre os destaques, o documentário “Edu (ativo): Uma jornada por experiências transformadoras na educação básica”, da paulista Isabella Galante. O filme repensa o papel da escola, investiga como as novas dinâmicas de ensino ajudam a criar a educação do futuro mais adequada às necessidades contemporâneas.

Para o organizador e criador do evento, o jornalista Valmir Michelon, Guaíba, Berço da Revolução Farroupilha, vem se consolidando como cidade berço de novos cineastas.

 - Há 19 anos realiza o Festival de Cinema Estudantil, que abre espaço para produções de todo o Brasil e Exterior como objetivo incentivar a produção audiovisual como atividade pedagógica vinculada ao currículo escolar. Ele é pioneiro no Brasil no incentivo ao uso do audiovisual como prática pedagógica, integrando alunos e professores na produção de filmes - destaca ele. 

A programação completa e links das mostras poderão ser conferidos na página do Festival nas redes sociais. O Cinestudantil de Guaíba é uma realização do Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, e conta com o  apoio da 12ª CRE, Sesc/RS e Ancine.

Comentários:

Veja também