Repórter Guaibense

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024

Notícias/Educação

Escolas estaduais de Guaíba devem retornar aulas presenciais na semana que vem

Prefeitura deve emitir decreto com liberação até sexta-feira

Escolas estaduais de Guaíba devem retornar aulas presenciais na semana que vem
Valmir Michelon
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Depois de mais de um ano, as escolas estaduais de Guaíba irão retornar com as aulas presencias na próxima quarta-feira (16). A prefeitura da cidade deve emitir um novo decreto ainda nesta semana para, primeiramente, iniciar as atividades para estudantes de educação infantil e 1º e 2º do ensino fundamental de forma opcional para pais e responsáveis.

Conforme verificado pela reportagem, a decisão partiu após a recomendação do Ministério Público, enviada ao executivo na semana passada, a fim de determinar o retorno gradual nas instituições de ensino com base em dar efetividade ao direto fundamental à educação.

O tema foi estudado entre representantes do Ministério Público, Secretaria Municipal de Educação e a 12ª Coordenadoria Regional de Educação. De acordo com a coordenadora Larissa Saraiva Trindade, todas essas escolas tem um plano de contingência aprovado pela Coordenadoria Regional de Saúde que autoriza esse retorno com medidas de prevenção ao covid-19, como uso de máscaras e distanciamento social, além de serviço rigoroso de limpeza e higienização. Depois desse retorno, caso não houver casos positivos da doença, aos poucos é prevista a liberação de outras turmas.

Leia Também:

Os pais tem a opção de escolher sobre as atividades presenciais de seus filhos. “O pai irá ser questionado se o aluno pode voltar para o convívio escolar ou não, o qual é de direito. Se não, se não retornar, permanece em aula remota em casa com atividades na plataforma CrassRoom e com as aulas uma vez por semana pelo meet. E os que retornarem às escolas irão ser recebidos com distanciamento, sem aglomerações, muito bem acolhidos pela direção da escola, equipe, professores e funcionários”, explica Larissa. 

As salas estão preparadas para receberem os estudantes com capacidade determinada, em função de metragem estabelecida, e marcações em cadeiras e mesas que não podem serem utilizadas. “A gente tem a certeza que esse retorno, somente pela educação infantil e séries iniciais, neste momento vai ser tranquilo pois não vão ser todos ao mesmo tempo, o pai terá o direito de optar. Então temos a certeza que vai dar tudo certo e será tranquilo”.

Segundo o diretor da escola Gomes Jardim, Valmir Michelon, a instituição está com poucos funcionários, alguns com  atestado, bem como membros da equipe diretiva, o que dificulta o retorno com segurança para todos neste momento. “Mas no nosso entender, retorno deveria ocorrer com vacina para todos”. Ele diz que deve se reunir com colegas ainda nesta quarta-feira (9) para definir uma nova sugestão de data em virtude da atual realidade.

A prefeitura comunicou que ainda não há ainda um comunicado oficial sobre o assunto. Que, assim que tiver, divulgará para todos.

Comentários:

Veja também