Gravado em Guaíba, no Ponto de Cultura Biguá, o espetáculo musical "Jaebé: tocar a liberdade" está em cartaz na programação do festival infantojuvenil de cinema Cine Caramelo. Será transmitido no próximo domingo (29) às 16h, pela plataforma youtube, no encerramento da 7ª edição do evento. A exibição é gratuita.
A história é inspirada na lenda indígena guarani do João de Barro, protagonizado pelo PIÁ para gente grande e pequena. De acordo com a sinopse, a sonoridade tradicional mbyá-guarani é convite à escuta de nossa Ku’ya (casa) e visita à poética de compor e (re) interpretar o imaginário encoberto da música brasileira. A história de amor tem no barro do gwirá (pássaro) ancestral, modo de apresentar a luthieria em cerâmica de Augusto Vargas (UFRGS) e tocar a liberdade de esculpir e compor poéticas brincantes.
O trabalho é dirigido por Dulcimarta Lino e pelo artista guaibense Araxane Jardim. Reunindo músicos, teatreiros e acadêmicos, o elenco conta com Augusto Vargas, Cora Zordan, Conrad Fleck, Déia Alencar, Douglas Velozo, Esther Cunha, Juliana Azevedo e Matheus Camilio. A participação especial é do percussionista Duda Cunha.
É realizado pelo Programa de Extensão da Faculdade de Educação da UFRGS em parceria com o Ponto de Cultura Biguá e o Coletivo do Espaço de Criação Musical, que tem a música em estado de encontro como tônica de sua atuação e apresentará o espetáculo em seu formato digital e com transcrição em libras.
O Cine Caramelo é um festival infantojuvenil de cinema realizado desde 2013 em Porto Alegre e região metropolitana, tendo ainda itinerado por outras cidades do Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Desde que nasceu, a proposta é proporcionar momentos lúdicos para crianças e adultos, através da exibição de filmes e atividades paralelas, além de proporcionar um espaço privilegiado de reflexão sobre importantes temas da infância.
Comentários: