"Barafunda" é o novo filme produzido e estrelado por estudantes do Instituto Estadual Gomes Jardim, de Guaíba. Atores e a equipe de produção do Grupo Cultural Gomes Jardim realizaram a estreia do curta-metragem, no sábado (24), pelo YouTube. O projeto foi contemplado pelo edital Fac Digital-RS 2020, da Universidade Fevale e da Sedac-RS, sendo financiado como Cultural Digital.
Todo trabalho teve que respeitar os protocolos de segurança durante a pandemia do covid-19. Para o professor e produtor executivo Márcio Cunha, foi tenso e muito ruim a produção, que foi preciso selecionar 10% do potencial de elenco, que tinha a partir de 18 anos, para poder ter tranquilidade em gravar com todas medidas de prevenção à doença.
O Grupo, desde 2018, produz materiais audiovisuais que são exibidos em diversos festivais de cinema do Rio Grande do Sul. Em 2019, foi destaque com nove prêmios pelo filme "Reminiscências", que ganhou em cinco categorias no Festival de Cinema Estudantil de Guaíba: melhor filme, destaque atriz (com Tailine Garin), direção, direção de arte e fotografia.
- Não tínhamos expectativas de produzir algo esse ano mas, como o Grupo ainda tem compromissos de 2019, se fez necessário se reinventar para sanar alguns deles. Os editais tem prazos e contas a prestar, mas valeu a experiência e atingimos mais de 10 mil usuários no instagram com as publicações e efeitos - diz Cunha.
Os atores foram Tailine Garin, Júlia Almeida, Gabriel Tomé, Lucas Scherer, Lairton da Silva, Juliana Mansque, Sarah Farias e Kamila Andrade. A direção e fotografia é de Lucas Wink, roteiro de Tailine Garin, e direção de arte de Karol Andrade.
Assista:
Comentários: