O CTG Gomes Jardim realizou o 1º Rodeio Farroupilha Virtual neste final de semana. Centenas de peões e prendas disputaram, por vídeo, das competições de chula, declamação, solista e dança par, modalidades que puderam ser adaptadas ao tempo de pandemia. Participaram tradicionalistas de diversos CTG's de cidades do Rio Grande do Sul e até mesmo de Santa Catarina. A entidade vencedora foi o centro de tradições gaúchas Planalto Lageano, de Lages (SC).
O evento teve como objetivo fomentar a cultura gaúcha durante a quarentena. Eles enviaram vídeos de suas apresentações, tanto de suas residências ou de seu CTG, que foram exibidos nas redes sociais. Foram quatro páginas simultâneas, consideras como palcos dessas mostras, que mostraram cada modalidade.
- Foi uma ideia que surgiu em nossa entidade, como forma de movimentar as entidades tradicionalistas que estão paradas neste período de pandemia. Muito tempo, seis meses, sem atividades - explica o voluntário Mateus Gomes.
O rodeio dessa forma foi inédito para o tradicionalismo, ainda serviu como primeira etapa do Festival Nacional da Cultura Gaúcha. As competições continuam durante o ano em mais duas cidades, Espumoso (RS) e São José (SC), e de forma completamente online.
Comentários: