A volta da Reculuta da Canção Crioula já tem data marcada: de 20 a 22 de agosto. O histórico festival de música nativista de Guaíba, seguindo recomendações de não aglomeração devido o coronavírus, será transmitido no formato de live. O evento, considerado um dos maiores do Rio Grande do Sul, aconteceu entre 1982 e 2013, incentivado pelo músico José Cláudio Machado.
Estão previstas 24 apresentações e com uma etapa infanto-juvenil, nomeada Reculuta do Amanhã, onde competirão artistas menores de 18 anos nas categorias mirim e juvenil.
Desde a Semana Farroupilha de 2019, o evento é considerado patrimônio cultural imaterial da cidade. O Museu Carlos Nobre também pretende resgatar a sua história e homenagear nas redes sociais durante a Semana do Patrimônio.
Segundo a Prefeitura, o reconhecimento desse evento nativista como patrimônio se justifica pela sua bela trajetória de promoção de inúmeros talentos da música regional, valorização da história, do folclore, dos costumes e das tradições locais, bem como pelo estímulo à criação artística.
As inscrições acontecerão entre os dias 5 e 28 de julho, e o regulamento completo está disponível no site da Prefeitura de Guaíba.
Comentários: