Repórter Guaibense

Quinta-feira, 06 de Novembro de 2025

Colunas/Geral

A influência da dança

Da saúde a contemplação

A influência da dança
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O que há de tão importante no ato de dançar? Claro, é um exercício divertido, mas por que é tão cativante? 

Por que você dança quando a música entra em sua alma? Por que dançar às vezes faz você rir alto ou até se aproximar do seu parceiro de dança?

Além disso, o que há de tão especial em dançar com alguém que você ama, ou até mesmo dançar com um estranho? E sentir o movimento em solitude?

Leia Também:

Por que ao balançar um bebê sente tanto prazer ao som da música? Por que você fica animado e dança de alegria?

A dança pode ser descrita como expressão cênica, artística que vem do clássico ao contemporâneo, de uma representação histórica/povos/cultura, como também pode ser de cunho terapêutico, atlético e muitas vezes como um meio de integrar e gerar novas conexões, sempre usando o corpo como ferramenta. Se comemora esta belíssima arte no dia 29 de abril, com foco de motivar e sensibilizar a influencia da sua existência.
 
BOM, a dança é:
 
Uma experiência energizante e cativante. Nós vivemos isso! Nós sentimos isso! Nós respiramos isso! Nós amamos isso! Mas por que?
 

A dança oferece muitos grandes benefícios e, embora não seja possível listá-los todos, vou trazer alguns que destaco mais relevantes.

 

 Auto-Expressão

A dança permite que as pessoas expressem como se sentem em um determinado momento.

Qualquer um que observe uma mãe balançando em sua casa com seu bebê aninhado em segurança em seus braços sabe que ela está experimentando um momento de intenso amor por seu bebê enquanto exercita um abraço carinhoso enquanto se envolve na dança.

Quando um casal está dançando uma música lenta e eles se olham nos olhos e sorriem, não é difícil perceber que eles sentem fortes emoções um pelo outro, independentemente de ser amor ou luxúria.

Por outro lado, a dança é uma expressão de arte, na medida em que apela às emoções. Por exemplo, uma garota que faz piruetas em um palco enquanto faz balé (ballet) parece graciosa e elegante para muitas pessoas, portanto, emocionalmente atraente.

Outro exemplo o break-dancing envolve fluidez de movimento que anima a multidão.

Dançarinos de fundo sincronizados executando os mesmos movimentos ao mesmo tempo criam excitação e entusiasmo que animam uma multidão, especialmente se acompanhados por música animada.

No entanto, um ponto importante a ser lembrado é que só porque muitas pessoas gostam das danças que assistem, isso não significa que todos sejam afetados da mesma maneira. As pessoas interpretam as coisas de maneira diferente e, como resultado, suas respostas emocionais serão diferentes.

 

As pessoas podem dançar em quase qualquer lugar, a qualquer hora.

As pessoas dançam em muitos lugares – em boates e estúdios, em casamentos e na rua. Dançam em casa e, às vezes, no local de trabalho. Claro, existem alguns tipos de dança que crianças e adolescentes, adultos, idosos, pessoas com ou sem deficiência podem ser incluídos, mas, para a maioria dos tipos de dança, há poucas restrições impostas sobre onde uma pessoa pode dançar e o estilo de dança que ela escolher.

Ativando o sendo de comunidade, as pessoas se unem através da dança. Ele oferece entretenimento para pessoas de todas as idades, raças e origens.

 

Fonte de Relaxamento

A dança ajuda o corpo e a mente a relaxar enquanto a música e o ambiente afastam as pessoas de sua ansiedade e frustração por um tempo. Mentalmente, eles relaxam e se divertem, compartilhando uma ou duas risadas. Enquanto suas mentes relaxam, seus corpos seguem. Seus músculos relaxam e a tensão e o estresse muitas vezes desaparecem.

 

Exercício e Condicionamento

A dança é uma ótima forma de exercício aeróbico, pois trabalha muitos músculos do corpo. Os músculos tornam-se esticados*, condicionados e tonificados enquanto a frequência cardíaca aumenta, bombeando o sangue a um ritmo mais rápido.

Como os corpos sentem o benefício de um treino durante o período de desaquecimento, é uma boa prática ter alguns momentos para descansar depois de dançar, especialmente se for uma dança rápida.

Entre as danças, alongue os músculos da perna e do braço ou, pelo menos, sente-se em uma cadeira ou encoste em uma parede e relaxe totalmente enquanto gira o pescoço lentamente, e depois em um movimento lento para frente e para trás para liberar a tensão que pode ter se acumulado nas costas do pescoço. Um grande benefício do exercício é que, depois, muitas vezes há uma melhora na disposição de uma pessoa, então é uma situação em que todos saem ganhando.

 

Dança: A Linguagem Universal

A dança (é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música) complementa as pessoas com diferentes gostos, emoções, necessidades e origens, porque há muita variedade. Como resultado, a dança tornou-se não apenas uma forma de arte universal, mas uma linguagem universal.

 

E você, quantas vezes dança ou se permitiu a dançar?

 

A dança e a alma do estimado Carlos Drummond de Andrade

"A dança? Não é movimento
súbito gesto musical
É concentração, num momento,
da humana graça natural

No solo não, no éter pairamos,
nele amaríamos ficar.
A dança-não vento nos ramos
seiva, força, perene estar
um estar entre céu e chão,
novo domínio conquistado,
onde busque nossa paixão
libertar-se por todo lado...

Onde a alma possa descrever
suas mais divinas parábolas
sem fugir a forma do ser
por sobre o mistério das fábulas"

FONTE/CRÉDITOS: Dancing (hobbylark)
Comentários:
Jéssica Finger

Publicado por:

Jéssica Finger

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também