Repórter Guaibense

Quinta-feira, 06 de Novembro de 2025

Colunas/Geral

Hipertensão arterial: prevenção e cuidados

Data tem objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo

Hipertensão arterial: prevenção e cuidados
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Há 20 anos a data do dia 26 de abril, instituída pela Lei nº 10.439/2002, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença.

A hipertensão é caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, acima de 140×90 mmHg (milímetro de mercúrio), popularmente conhecida como 14/9 – o primeiro número se refere à pressão máxima ou sistólica, que corresponde à contração do coração; o segundo, à pressão do movimento de diástole, quando o coração relaxa.

A hipertensão arterial pode ser primária, quando geneticamente determinada ou secundária, quando decorrente de outros problemas de saúde, como doenças renais, da tireoide ou das suprarrenais. É fundamental diagnosticar a origem do problema, para que seja introduzido o tratamento adequado.

Leia Também:

 

Sintomas:

Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser os sinais de alerta, entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, sendo importante aferir regularmente a pressão arterial.

Principais causas:

Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar em até 10 anos o aparecimento da doença. O consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da hipertensão.

Tratamento e cuidados após o diagnóstico:

A hipertensão, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, com mudança de hábitos alimentares, redução no consumo de sal, atividade física regular, não fumar, moderar o consumo de álcool, entre outros.

Complicações:

As principais complicações da hipertensão são derrame cerebral, também conhecido como AVC, infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica. Além disso, a hipertensão pode levar a uma hipertrofia do músculo do coração, causando arritmia cardíaca. O tratamento da hipertensão, de forma continua, amplia a qualidade e a expectativa de vida.

Como prevenir a pressão alta ou hipertensão?

– manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
– não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
– praticar atividade física regular;
– aproveitar momentos de lazer;
– abandonar o fumo;

– Controlar o estresse;
– moderar o consumo de álcool;
– evitar alimentos gordurosos;
– controlar o diabetes.


Segue o site da SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA, onde se encontra publicações e ações atualizadas sobre hipertensão e demais doenças associadas ao coração <http://www.cardiol.br/conheca/>

Destaque para cartilha: Os impactos da atividade física na saúde cardiovascular

E demais sugestões GRATUITAS <https://www.coracao.org.br/downloaddematerial> ou direto por <https://www.coracao.org.br/_files/ugd/adad56_cc6907a2e6044acd9e14fd05c83c5a62.pdf>

Folder do ministério da saúde: Campanha Vida saudável melhor remédio <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/10006001276.pdf

#falandodecoracao

FONTE/CRÉDITOS: SBC / bvsms.saude / SBH
Comentários:
Jéssica Finger

Publicado por:

Jéssica Finger

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também