Repórter Guaibense

Sabado, 23 de Maio de 2026

Colunas/Geral

E se vem o fim do ano...

Porém, são tempos ainda um pouco diferente...

E se vem o fim do ano...
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O tempo parece correr, como um potro que saltou o arame e ganhou o campo desatinadamente.

Não sabe onde ir, mas vai e vai, cada vez mais veloz e sem destino, sabendo que, ou o fim da estrada, ou o cansaço lhe findará a disparada.

Somos todos potros em disparada, a estrada é o tempo, o cansaço também vem com o tempo, rumando para o fim, sem saber a linha limítrofe, mas indo sempre sem desatinar.

Leia Também:

O que nos conduz, esse fio chamado tempo, traz consigo uma bagagem que chamamos de aprendizado, junto com aprender vem a “compreender”, chave para nosso desenvolvimento.

Compreender é muito mais que saber ou entender. Seu significado original é de incluir, envolver, abraçar. Etimologicamente, compreender, nas suas raízes latinas, é formada pela junção do prefixo com mais o verbo prehender ou praehendere, formando comprehen-dere ou compraehendere, que significa: com as mãos agarrar, prender, tomar ou apoderar- se de.

Compreendamos que precisamos abrir a mente ao mundo, deixar ele irradiar sua luz sobre a alma, construir uma trajetória de aproximação e percepção das coisas que inundam o coração de bondade.

A cada período cíclico que chamamos de “ano”, iniciamos com planos e finalizamos com aprendizado, nem todos os objetivos alcançados, mas com certeza, muito do que empreendemos durante os dias desse ciclo, nos serviu para colocar mais ensinamento no alforje da alma.

O final do ano chegando e vamos nos colocando a pensar, refletir se questionar! E é uma boa oportunidade de olharmos para nós mesmos e o que ainda somos capazes de fazer.

Diante dessa perspectiva, as entidades tradicionalistas, que movimentam e cuidam da cultura do nosso Estado, estão se organizando também! E aqui o convite para manter um olhar humano nesta retomada.

Aos poucos os CTGs (Centro de Tradição Gaúcha) estão voltando e com isso, seus sócios e comunidade. O silencio que acompanhou os galpões durante todos estes meses de pandemia, estão sendo sessados pela alegria, o sapateio dos peões, a roda de conversa, musica, versos e bailados. Porém, são tempos ainda um pouco diferente, afinal, depois de tudo que vivenciamos, o retorno não é como outros de tempos, que eram o período apenas de recesso de final de ano.

Que possamos ter compreensão e abertura para juntos seguirmos em frente! E tocando a diante a nossa cultura gaúcha!

Comentários:
Mário e Tainara

Publicado por:

Mário e Tainara

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também